VERA

Peça teatral com assuntos relacionados ao abuso sexual, bullyng, racismo e outros aconteceu em vera
A peça de teatro é realizada pela cia vostraS, onde os atores orientados pela procuradoria especializada em defesa da criança e adolescente abordam temas relacionados ao abuso sexual, bullying racismo entre outras
Vera13/11/2019 09h37 Fonte: Secretaria de Educação






Na manhã desta terça-feira (12) foi realizado no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, um espetáculo teatral, intitulado Inocentes Pétalas Roubadas, apresentado pela Companhia Vostras de Várzea Grande. A Cia trouxe de uma forma lúdica temas relacionados ao abuso sexual, bullying, racismo, entre outras práticas. A peça de teatro foi apresentada para os alunos de todas as Escolas Municipais de Vera.

Ela faz parte do projeto “Prevenção Começa na Escola”, promovido pelo Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. De acordo com o promotor de Justiça Dr Willian Oguido Ogama, a importância de trazer temas como este de forma lúdica é que a crianças absorve o tema e assim pode contar o que está acontecendo em casos de abuso ou de violência.

“Através do teatro desta forma lúdica, não verbal as crianças e adolescentes dão informações ao Ministério Público nas áreas de nossa atuação. Principalmente na área de abuso, de violência que é uma área triste, mas que temos que atuar para proteger as crianças. O procurador Dr Paulo Prado que idealizou este projeto já entrou em contato hoje e disse que tem mais uma peça de teatro para o ano que vem que é voltada para o adolescente com assuntos como cyber bullying, automutilação entre outros. E temos a intenção de prorrogar esses projetos para que o ministério Público possa se aproximar cada vez mais da sociedade”, destacou o Dr.

A peça teatral será aberta ao público de verense no período da tarde com apresentação a partir das 13h. O diretor da companhia Vostras Maicon de Paula falou sobre o objetivo do espetáculo.

“O espetáculo Inocentes Pétalas Roubadas tem uma importante missão social, não só com as crianças, mas com toda a sociedade. São abordados temas como Bullying, a proteção ao patrimônio público, e o combate ao abuso sexual infantil. E a gente entende que crianças a partir dos 6 anos de idade são multiplicadoras dessa mensagem do bem. E que elas possam sim através do espetáculo, dessa dinâmica com toda a representação teatral e cultural que elas possam identificar certos abusadores e que possam denunciar ou através do disk 100, ou procurando alguma autoridade pública como o ministério público ou o conselho tutelar. Lembrando que a palestra ela prende sim ela trás muita informação, mas a linguagem artística ela ainda e a melhor forma de dialogar diretamente com a criança”, ressaltou Maicon. 

Para a secretária de Educação de Vera Cecilia Gabriela Moraes um evento importantíssimo que levará um grande aprendizado as crianças da rede municipal de ensino.

“Recebemos com muita alegria, mais este convite do Ministério Público, da Promotoria através do Dr Willian aqui em Vera para realizarmos este evento tão importante com temas do cotidiano da nossa sociedade e que estão presentes na escola. Precisamos trabalhar sobre estas temáticas do bullying, do abuso sexual e a prevenção de todas as formas. Então trazemos nossos alunos para prestigiar este teatro e com certeza será de grande aprendizado”, conclui Gabriela.


Confira o vídeo:




Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM