VERA

Serão realizados atendimentos noturnos que serão voltados ao público alvo do Novembro Azul que são os Homens
Entre as ações voltadas para o homem trabalhador estão exames, testes rápidos, consultas médicas e vacinação
Vera07/11/2019 09h36 Fonte: Secretaria de Saúde






A Secretaria de Saúde de Vera através dos PSFs (Postos de Saúde da Família) estará realizando ações do Novembro Azul, mês em que é realizada a prevenção, conscientização e combate ao câncer de próstata, voltadas ao homem trabalhador. Os atendimentos serão realizados no período noturno. E terão 30 vagas para consultas médicas em cada unidade. No PSF 1 as consultas serão marcadas para o dia 14 de novembro no período noturno, com o retorno no dia 29. E para o PSF 2 as consultas serão no dia 12, com retorno garantido para o dia 26. 

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vera, Geovane Ruhoff, expôs sobre a importância dos homens cuidarem da saúde como um todo. “A campanha "novembro azul" já é conhecida em todo o país e neste ano nós queremos alertar os homens não só sobre o câncer de próstata, mas também sobre a importância de cuidar da saúde em geral. Seja realizando exames, reorganizando a alimentação, praticando exercícios físicos, mantendo a vacinação em dia e até mesmo acompanhando a esposa durante a gravidez”, destacou.

Para esta ação o público alvo da Secretaria são homens trabalhadores acima dos 45 anos. Este ano o atendimento será feito aos homens que tiverem as consultas marcadas pelas suas agentes comunitárias de saúde (ACS). Os pacientes que queiram marcar as consultas e não conhecem sua agente de Saúde pode procurar informações no PSF da sua área. Serão disponibilizadas consulta médica, consulta odontológica e vacinação. Além de coleta e sangue para exames de PSA (prevenção ao câncer de próstata), e testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Os pacientes precisam levar o cartão SUS, documentos pessoais e a carteira de vacinação. 

Para o secretário de Saúde Waldir Alessandro Gabriel, a procura de homens por consultas é baixa e a intenção da pasta é que isso mude. “A presença de homens à procura por consulta nas unidades de saúde é baixa e nós queremos que isso mude, porque queremos melhorar a saúde da população masculina. E com esses atendimentos em horários alternativos, como esses no horário noturno, facilitam o acesso do homem trabalhador aos serviços de saúde”, conclui Waldir.

A Secretaria de Saúde recomenda que no dia do exame os pacientes não andem de bicicleta, nem a cavalo e nem pratiquem atividades que estimulem a próstata. Fiquem ao menos 48h, dois dias, sem atividade sexual. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Segundo o INCA em 2018 a estimativa de novos casos já soma 68.220. E o número de mortes chega a 13.772 dados de 2013.




COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM