FELIZ NATAL

PM prende quadrilha por furto de madeira em área de preservação ambiental de Nova Ubiratã presos são de Feliz Natal e Vera
Feliz Natal15/10/2019 13h21Atualizada em 15/10/2019 14:10 Fonte: O Fato






Nove homens, suspeitos de integrarem uma quadrilha de extração ilegal e furto de madeira, foram detidos neste domingo (13) durante uma operação desencadeada pela Polícia Militar de Nova Ubiratã.

 

As prisões ocorreram quando a quadrilha se preparava para carregar quinze caminhões com madeiras furtadas da Estação Ecológica Rio Ronuro, localizada a aproximadamente 100 quilômetros do perímetro urbano do município e protegida pelo Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

 

Segundo a PM, a operação teve início, na última quarta-feira (9), depois que representantes da entidade federal e da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Ubiratã denunciaram a ação do bando criminoso.

 

Também colaboram com a operação a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militares.

 

No local foram detidos Carmo Bergmann, Douglas Francisco Diogo, Claudeir Cardoso de Sousa, Cristian Feldhaus, Willian Sangalli Ernzen e o adolescente G. S. D., de 17 anos. Os suspeitos residem nos município de Vera e Feliz Natal, para onde a madeira furtada provavelmente seria levada.

 

“No mesmo dia em que recebemos a denuncia enviamos uma guarnição para o local. Após uma vistoria foi encontrado uma lareira, aberta em meio à mata, de onde foram extraídas dezenas de árvores. No entanto, naquela oportunidade não foi possível fazer a detenção de nenhum suspeito”, afirmou o subcomandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Nova Ubiratã, subtenente Ildo de Lima.

 

Ainda de acordo com o militar, desde então o local vinha sendo monitorado de forma ostensiva. Sendo que neste domingo (13), uma nova denuncia apontou que a quadrilha estaria se deslocando para a área de preservação ambiental com 15 caminhões adaptados para o transporte de madeira.

 

“Fizemos o cerco nas imediações da estação ecológica e em poucas horas conseguimos apreender sete caminhões e prender seus respectivos condutores”, afirma o policial.

 

Enquanto os militares se deslocavam em direção a sede do município, para conduzir os detidos e solicitar apoio de viaturas de Sorriso, parte da quadrilha retornou ao local e subtraiu os caminhões. Antes de fugir, o bando derrubou árvores sobre a pista o que impossibilitou o tráfego das viaturas.

 

Ainda em continuidade as diligências, os policiais apreenderam uma caminhonete Mitsubishi L-200, com placas de Vera, ocupada por Alfredo de Lima Neto, 61, e Alfredo Lima Júnior (pai e filho). O veículo estava equipado com um rádio comunicador usado pelos demais membros da quadrilha para monitorar a presença da polícia na região.

 

"No momento da prisão, um dos comparsas modulou no rádio dizendo que os caminhões que haviam sido interceptados, horas antes, já estavam se aproximando de Feliz Natal.

 

Em entrevista policial, a dupla afirmou que estava à procura de dois caminhões deles que haviam sido contratados para transportar madeira de um “grilo” em Nova Ubiratã.

 

Na manhã desta segunda-feira (14), policiais de Nova Ubiratã e da equipe de Força Tática de Sorriso, retornaram a estação ecológica com o objetivo de encontrar os caminhões usados e prender os demais membros da quadrilha.

 

“Acreditamos que alguns desses criminosos ainda estejam escondidos em meio à mata. Vamos fazer uma varredura minuciosa na região e se for necessário acionaremos o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Não vamos descansar enquanto não prendermos os membros da quadrilha”, conclui Ildo de Lima.


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



FELIZ NATAL  |  17/10/2019 - 09h





FELIZ NATAL  |  10/10/2019 - 11h


FELIZ NATAL  |  09/10/2019 - 09h